domingo, 12 de agosto de 2012

“ O Bálsamo de Gileade”

... não há bálsamo em Gileade?

“ Quando se assentaram para comer, levantaram os olhos e viram a caravana de ismaelitas que vinha de Gileade; nos seus camelos traziam especiarias, bálsamo e mirra, que levavam para o Egito.”

Os irmãos de José o lançaram em uma cisterna por causa de seus sonhos. Enquanto decidiam o que fariam do sonhador, avistaram uma caravana de ismaelitas vinda de Gileade e que traziam de lá, consigo, entre outras coisas, bálsamo.

Neste trecho, observamos algumas verdades profundas. O Egito simboliza o mundo atual em que vivemos, avançado em tecnologia, rico, poderoso, enquanto Gileade representa a Igreja do Senhor. Assim como o Egito precisa de Gileade para obter bálsamo, o mundo necessita da Igreja. Assim como Gileade possuía um remédio importante para todo o mundo antigo, a Igreja possui um remédio para curar as feridas mais profundas causadas pelo pecado, que é a Santa Palavra de Deus!!!

Quando verificamos o significado da palavra bálsamo no dicionário, verificamos para ela três definições: a primeira, como já disse, é a de uma substância extraída de plantas com propriedades medicinais ou seja, remédio. É o bálsamo de Gileade que é poderoso para curar todas as suas enfermidades, físicas ou não, desde que você creia nessa verdade. Pelo poder da Palavra operando em nossos corações o Senhor Jesus cura, liberta e purifica.

A segunda definição da palavra bálsamo é a de consolo, alento. Essa verdade é aclarada nas escrituras. Diz a Palavra de Deus que, quando José foi surpreendido por seus irmãos, já sendo governador do Egito, seu pai Jacó, sem saber da verdade, lhe enviou, entre diversos presentes, um pouco de bálsamo. José entendeu aquilo espiritualmente, como se Deus estivesse lhe dizendo: “Filho, até aqui você passou altos e baixos, mas estive sempre contigo e, hoje, consolo a tua vida plenamente”. A Palavra de Deus é consolo para os nossos corações. Meu querido irmão, por maiores que sejam as dificuldades que o Senhor tem-no feito atravessar, saiba que haverá um dia em que ele usará aqueles que caluniaram-no e se levantaram contra você e seu chamado para lhe trazerem consolo e alento.

E a última definição é a de ungüento, perfume. Este é um ministério citado no texto de João 12, no episódio do jantar de Betânia. Diz a Palavra que estava Jesus reunido com Lázaro e com todos os discípulos, mais ou menos como uma reunião evangélica, num culto de louvor a Deus. Estavam os crentes e o Senhor dos crentes entre eles, mas o clima de monotonia era visível, parecia que o fato de Jesus estar lá não era o bastante para a alegria de todos eles. De repente, surge, no meio da mesmice, uma real adoradora, que possuía consigo um arretel ungüento (bálsamo) de nardo puro, de muito preço e ela ofereceu aquilo ao mestre, ungindo seus pés e secando com seus cabelos. Ela ofereceu algo além de todos. Ela tinha o bálsamo em sua vida, tinha a Palavra de Deus consigo e, por isso, entendeu que tinha que oferecer o melhor para Jesus. Ela entendeu que a estrela não devia ser Lázaro, o homem que morreu mas ressuscitou, mas sim, aquEle que é poderoso para ressuscitar a todos quanto Ele quiser, Jesus Cristo, Senhor dos Senhores e Rei dos Reis. Sua adoração foi tão sincera, tão plena, que a Bíblia diz que o cheiro do bálsamo invadiu toda a casa. Através de uma vida, Deus é poderoso para inflamar dezenas de pessoas.

Mas só vamos entender do bálsamo de Gileade, a partir do momento que entendermos Jeremias 8:22. "Porventura, não há bálsamo em Gileade? Ou não há médico?” Quisera cada um de nós podermos entender e glorificar o médico de Gileade, o mestre da Igreja, o Senhor Jesus Cristo; Rei dos Reis e Eterno. Ele é médico por excelência e pode todas as coisas.
Você já se consultou com Ele?

12-08-12




Sem comentários: